Oportunidades



Crianças brincado de chicotinho queimado. Fonte: site do Colégio Pio XII (Vila Velha, ES)

Olá, pessoal.

Hoje vamos brincar de chicotinho queimado.

Em alguns lugares, as crianças chamam essa brincadeira de quente-frio. É uma espécie de esconde-coisa ao contrário.

Brinca-se assim:

  • Um dos participantes será o chicotinho queimado.
  • Enquanto os outros fecham os olhos, ele irá esconder um objeto (uma cinta velha, por exemplo).
  • A um sinal dele, as crianças devem procurar o objeto escondido.
  • Se estiverem longe, ele deverá dizer: frio
  • Se estiverem perto, ele deverá dizer: morno.
  • Se estiverem MUITO perto, ele deverá dizer: quente!
  • Quem encontrar o objeto será o chicotinho queimado, na próxima rodada.

Pode-se brincar também com algumas variações: ao invés de dizer “quente” ou “frio”, a criança poderá assoviar, bater palmas, cantarolar..

Use a imaginação e boa diversão!

Fonte: Associação Brasileira de Brinquedotecas

82793250

Olá, amigos.

Vejam que bacana estas dicas da professora Adriana Friedmann para a a tradicional brincadeira de pega-pega (site Como Tudo Funciona - link) . Algumas variações, como o Pac-Man, são bem diferentes! As crianças devem adorar!

Lembre-se sempre: pega-pega é o tipo de brincadeira onde quer perde (aquele que é “pegado”), sempre ganha (vira o “pegador”).

Boa diversão!

Uma das mais antigas e tradicionais brincadeiras de criança, o pega-pega pode ser brincado em qualquer lugar. Existem muitas maneiras de brincar, mas as regras são simples: um corre, o outro tenta pegar. Rapidez e agilidade são alguns dos requisitos para se dar bem nesta brincadeira.

Quantos jogadores: pelo menos três.

Onde se brinca: Este é um jogo para se brincar ao ar livre. Os melhores lugares são quadras, galpões e ruas sem movimento.

Regras:
Uma criança será o pegador ou caçador, e as outras, os fugitivos. Os participantes combinam as regras no início, decidindo o que servirá de proteção contra o pegador (chamada de pique, que pode ser um local, uma posição ou uma ação), o que será considerado ser pego e qual é o castigo para quem for pego.

Algumas das formas de brincar: (more…)

s-brincarA importância do brincar é o tema principal do programa Salto para o Futuro, da TV Escola, até o dia 16, sexta-feira. O programa irá apresentar a série “Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas”, com o objetivo de estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educacionais que destaquem a importância dos desafios e das brincadeiras na formação das crianças.

Durante a semana, o programa irá discutir temas como: Pensando na infância e o Direito de brincar; O brinquedo como objeto de cultura; Brincadeira ou atividade lúdica?; Jogos e brincadeiras no contexto escolar; e A formação lúdica do professor.

Todos os episódios serão exibidos às 19h, com reprises de terça a sexta-feira, às 8h e às 15h, e na segunda-feira, 19, no mesmo horário.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal (www.portal.mec.gov.br/tvescola) do Ministério da Educação. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Não perca!

A Associação Viva e Deixe Viver, em São Paulo, irá oferecer no dia 03 de outubro, das 10h às 13h, a oficina “Brincando com Histórias“.

A ideia é estimular o processo individual de criação e apresentação de histórias, em que cada contador de histórias possa se expressar. O curso convida a todos a brincar com as histórias, temperá-las, recriá-las, virá-las e revirá-las.

Quem irá ministrar a oficina será Fabiana Corrêa Prado, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, contadora de histórias e voluntária da Associação no hospital Guilherme Álvaro, em Santos (SP).

O valor do curso é de R$ 45,00. Informações no site: www.vivaedeixeviver.org.br/cch/cursos_09/cch_cursos24.php

tartaruga1Olá pessoal,

Encontramos alguns sites bem interessantes com dicas de jogos e brincadeiras para as crianças.
Vejam só:

1. Site Brincando na Rede: www.brincandonarede.com.br
O site traz uma série de jogos, histórias, brincadeiras e enigmas para as crianças. Há também materiais exclusivos para educadores.

2. Site Planetinha: www.planetinha.com.br
O espaço virtual tem vários jogos e brincadeiras como Genius, Tetris, Triângulo Matemático e Tangran, além de divertidas histórias.

3. A Brinquedoteca: www.abrinquedoteca.com.br
O site tem uma série de dicas de brincadeiras e também de construção de brinquedos, dicas de jogos e dinâmicas.

Confiram!

Next Page »