Eventos



Crianças brincado no mundo todo

A Semana ou Dia Mundial do Brincar  (Play Day) é comemorado em vários países do mundo. O Brasil aderiu à proposta da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) e o comemora no último sábado do mês de maio, ou em torno desta data, em função das necessidades dos organizadores nos diferentes pontos do País.

A ideia da manifestação festiva é reunir várias gerações ao ar livre, ao redor de tabuleiros, brinquedos e muitas brincadeiras.

————

Veja aqui (link) a programação da Semana Mundial do Brincar 2011 apoiada pelo movimento Aliança pela Infância em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).

E aqui (link) as ações apoiadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas em Porto Alegre (RS), Santo André (SP) e Araraquara (SP).

————

A Associação Francesa da Brinquedotecas - Association des Ludothèques Françaises - ALF há muitos anos estimula a comemoração. Tanto no seu site, como no site francês www.fetedujeu.org, temos acesso à documentação que organiza e incentiva a realização da festa. A iniciativa visa buscar o reconhecimento do brincar como:

  • atividade essencial para o desenvolvimento da criança;
  • instrumento de aprendizagem, de transmissão do saber e de educação para todos;
  • expressão cultural favorecedora de encontros interculturais e intergeracionais;
  • criador de vínculo social e de comunicação;
  • ocupação de lazer e fonte de prazer.

Ainda de acordo com o site da “Fête du Jeu” , o espírito desta jornada se apóia nos seguintes princípios:

  • Gratuidade: a participação na comemoração é gratuita para todos.
  • Brincar para todos: esta jornada permite reunir e proporcionar encontros de pessoas de idades e culturas diferentes.
  • Brincar em todas as suas formas: a comemoração promove o brincar em todas as suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais, jogos de vídeo e encoraja todas as iniciativas relacionadas ao brincar (exposição, conferências, debates).
  • Brincar em todos os lugares: nesta jornada busca-se promover a prática do brincar em espaços públicos e privados, nas instituições, na rua, no espaço familiar.

No site do Reino Unido www.playday.org.uk encontramos muitas propostas e os temas que nortearam as festividades do seu dia do brincar nos anos anteriores: “Nosso Lugar”, “Crie tempo”!”, ” Também nas nossas ruas”, entre outros. Neste ano a comemoração será em 03 de agosto e há muito que descobrir em uma visita ao site.

O site brasileiro www.brinquedoteca.org da Associação Brasileira de Brinquedotecas traz também informações sobre a comemoração no Brasil e material do informativo “Quem quer Brincar?” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em Araraquara- SP o Dia do Brincar foi instituído por lei municipal em 2009 e a cidade se prepara para a 3ª edição da festa, organizada em parceria com o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Contando com o apoio de empresas e entidades sociais, a festa acontecerá no dia 29 de maio, com diversas estações do brincar instaladas pelo parque. Veja em www.araraquara.sp.gov.br

O site da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) expõe sua visão e convida a todos para participar: a essência do “Dia do Brincar” é singela como as crianças, não há nesta comemoração a idéia de um grande evento ou uma série deles, nada que careça de sofisticação ou alto custo, ao contrário, a busca é daquilo que as crianças naturalmente fazem.

Nas palavras da ITLA, o DIA MUNDIAL DO BRINCAR “é um dia de total atenção ao outro, de uma geração para a outra, um dia em que crianças e adultos possam fazer o que tiverem vontade, um dia relaxante e com ênfase na interação humana. Não precisamos parar o mundo por um dia, brincaremos no nosso próprio lugar, na nossa casa, na nossa escola, na nossa praça. Certamente estamos descrevendo mais uma atitude que uma atividade. Um dia que seja divertido, mostrando adultos e crianças em situações interativas, promovendo seu saudável e feliz crescimento, através de atividades da sua escolha. Se todo mundo puder fazer isto no mesmo dia todos os anos, teremos então o DIA MUNDIAL DO BRINCAR”.

No hemisfério norte o clima começa a esquentar e o céu azul convida para o evento que toma conta das ruas, abre as portas das brinquedotecas e esparrama o brincar pelas cidades. Para nós, no hemisfério sul, o período anuncia o inverno e os dias, mais frescos, ainda estão ensolarados. Não é interessante imaginar que estamos todos brincando, no mesmo dia, debaixo do mesmo céu que embrulha o planeta?

Fonte: Associação Brasileira de Brinquedotecas (link)

amarelinhaHoje, até às 19h, acontece no Sesc Santo André a 3ª Jornada Nacional do Brincar e da Brinquedoteca.
O evento, que é organizado pela Universidade Metodista de São Paulo e pelo SESC SP, enfoca o direito da criança de brincar em diversos contextos, como em ambientes de lazer, junto à família, na escola, na rua e no hospital. Reúne trabalhos de todo o Brasil, que abrangem pesquisas, relatos de experiências e oficinas e, desta forma, cria condições de intercâmbio, atualização, divulgação e discussão dos estudos.
O Sesc fica na rua Tamarutaca, 302 -Santo André/SP. Informações: (11) 4469-1228.

02Você já brincou de corre-cotia, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, fazer barquinho de papel, cadê o anel?

O livro Vamos brincar?, das educadoras Emilia Cipriano e Silmara Rascalha Casadei, com ilustrações de Lisie De Lucca (Escrituras Editora - Coleção Escritinha - R$ 18,00), é um convite às crianças e um apelo aos adultos, para que todos juntos resgatemos as brincadeiras livres da infância e possibilitemos a oportunidade da interação, da alegre partilha e da imaginação. O livro é recomendado para crianças de 3 a 7 anos.

As autoras, profissionais da área da Educação há mais de vinte anos, destacam que o direito de a criança brincar é um pressuposto necessário à preservação da infância. As crianças não podem ser impedidas de conviver entre si, de se olhar frente a frente, de sonhar e inventar.

O lançamento será no próximo domingo, 4 de outubro, a partir das 15h, na Saraiva MegaStore do Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3103 - Piso Moema - São Paulo/SP). Haverá apresentação do Coral do Colégio Unidade Jardim (90 crianças).

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

(Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente).

013No próximo dia 06 de outubro, o Centro de Voluntariado de São Paulo, em parceria com a Fundação Educar, irá   promover uma oficina gratuita de contação de histórias.

As atividades serão realizadas em dois horários: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Para participar, basta ligar para o telefone: 3266-5477 ou por e-mail: orgsociais@voluntariado.org.br

011No dia 08 de outubro você tem um encontro marcado com a brincadeira. É o lançamento “Brincar é preciso”, de Marilena Flores Martins.

O lançamento do livro acontecerá na Livraria da Vila, a partir das 19:30 hs, onde você poderá participar de um bate papo com a autora e seu convidado Valdir Cimino, presidente da Associação “Viva e Deixe Viver”.

Logo após a conversa, Marilena irá autografar exemplares do livro.

Marilena é presidente da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direito do Brincar. As crianças presentes ouvirão as histórias do Fábio Lisboa.

A Livraria da Vila está localizada à Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena. Informações pelo telefones: (11) 3816-2121 e 3814-5811.

Fonte: Aliança pela Infância

Next Page »