Resultados da busca no mês May, 2009



IMG_7213Diretores, professores e representantes de ensino das escolas participantes do Decolar estiveram presentes no dia 05 de maio na empresa Helipark para a assinatura do termo de compromisso do projeto em 2009.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer com mais detalhes a proposta para este ano, assim como debater os resultados alcançados até agora. “São ações como esta que fazem com que o país cresça. Estamos muito satisfeitos com o projeto”, apontou Pedro Togni, diretor Administrativo Financeiro do Helipark, empresa patrocinadora do Decolar.

Maria Aparecida dos Santos Martins, dirigente regional de ensino de Carapicuiba e Cotia, destacou a importância da iniciativa para a cidade, a fim de trazer uma cultura de paz para as escolas e provocar mudanças efetivas na educação. Para ela, os jovens participantes do Decolar dão uma lição de cidadania e precisam ser incentivados sempre a desenvolver ações como esta. “Eles estão aprendendo e ensinando ao mesmo tempo a como conviver melhor”.

IMG_7218O projeto tem ido ao encontro também das necessidades das escolas da cidade. Segundo Lidia Miranda de Souza Correa, diretora da EE Profa.Cecília da Palma Valentim Sardinha, havia até então uma dificuldade em manter um recreio tranquilo na escola. Com as ações dos jovens voluntários foi possível melhorar a convivência das crianças neste período de intervalo. Hoje, os alunos dos grêmio atuam também em sala de aula, promovendo leitura de livros com crianças dos 1 e 2 anos do Ensino Fundamental.

Para Ricardo Pereira dos Santos, vice-diretor do MECCA, os jovens participantes do Decolar têm demonstrado muita dedicação às ações voluntárias e estão motivados com o projeto. Um grande benefício para os jovens, na opinião de Ricardo, é a possibilidade de conhecer a realidade de outras escolas. “É muito rica essa troca”.

Brinca-se assim:

  • As crianças formam uma roda, dando os braços. Menos duas.
  • Uma será o rato e começará a brincadeira dentro da roda.
  • A outra será o gato e começará fora da roda.
  • O gato precisa pegar o rato e o rato precisa fugir, com ajuda da roda.
  • As crianças da roda podem ajudar de diversas formas: protegendo; abrindo espaços para ele sair ou entrar; prendendo o gato, se ele conseguir entrar na roda ou dificultado sua entrada, se estiver fora.
  • Quando o gato conseguir pegar o rato, ambos voltam à roda.
  • Outras duas crianças devem ser escolhidas para a brincadeira recomeçar.

Boa diversão!!!