Resultados da busca no mês Aug, 2009



voluntariado_jovemOlá, pessoal.

Dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado.

Neste dia, queremos parabenizar todos os jovens voluntários do Projeto Decolar Helipark que dedicam parte de seu tempo, talento e trabalho para tornar mais feliz o dia-a-dia das crianças nas escolas públicas de Carapicuíba.

“O voluntariado atual é aquele que se preocupa com o todo e sabe que cada ação individual, solidária e cidadã é parte de uma grande transformação social.” Centro de Voluntariado de São Paulo

tartaruga1Olá pessoal,

Encontramos alguns sites bem interessantes com dicas de jogos e brincadeiras para as crianças.
Vejam só:

1. Site Brincando na Rede: www.brincandonarede.com.br
O site traz uma série de jogos, histórias, brincadeiras e enigmas para as crianças. Há também materiais exclusivos para educadores.

2. Site Planetinha: www.planetinha.com.br
O espaço virtual tem vários jogos e brincadeiras como Genius, Tetris, Triângulo Matemático e Tangran, além de divertidas histórias.

3. A Brinquedoteca: www.abrinquedoteca.com.br
O site tem uma série de dicas de brincadeiras e também de construção de brinquedos, dicas de jogos e dinâmicas.

Confiram!

A infância não é uma coisa que morre em nós e seca uma vez cumprido o seu ciclo. Não é uma lembrança. É o mais vivo dos tesouros e continua a nos enriquecer sem que o saibamos.
Franz Hellens

A criança que subsiste em nós deve tornar-se realmente o sujeito de nossa vida de amor.
Bachelard

A maturidade da vida de um homem consiste em achar de novo a seriedade que se tinha como criança - ao brincar.
Nietzsche

Não sei como posso parecer aos olhos do mundo mas, quanto a mim, vejo-me apenas como um menino brincando na praia e se divertindo em encontrar de quando em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita, enquanto o grande oceano da verdade jaz incógnito à minha frente.
Isaac Newton

Olá pessoal,

Vejam só que dica legal:

Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições gratuitas para o curso “Oficinas do Brincar”. As aulas serão realizadas todas as terças-feiras do mês de setembro, das 18h30 às 21h30. A iniciativa é do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ - Prefeitura de São Paulo).

A programação inclui atividades lúdicas e temas que devem fazer parte do universo infantil. A educadora responsável pelo curso será Renata Meirelles, fundadora do Projeto Bira, que pesquisa brincadeiras e brinquedos por todo o Brasil, e é autora do livro “Giramundo”, sobre o mesmo tema.
Um dos principais objetivos das oficinas é ampliar o repertório de brincadeiras, mostrando diversas possibilidades, como as de brinquedos não estruturados.

Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. Serão oferecidas 50 vagas. O curso será  realizado na UMAPAZ (Endereço: IV Centenário, 1268 - Portão 7 A - Parque Ibirapuera - São Paulo).

Acorda Urso é uma brincadeira de pega-pega muito divertida. Quem nos ensinou foi a nossa amiga Malú (clique aqui para saber mais sobre ela).

Brinca-se assim:

  • As crianças devem escolher um pegador, que será o urso.
  • O urso deve se ajoelhar, esconder o rosto no chão e ficar bem parado. Como se estivesse dormindo.
  • As crianças devem se aproximar e chamá-lo, dizendo: “Acorda, urso! Acorda, urso!”
  • Quando o urso acordar, o pega-pega começa.
  • Quem for pego, vira urso, na próxima rodada.

A brincadeira fica mais divertida quando o urso acorda bravo. Ao som dos seus rugidos, todos fogem assustados!