Resultados da busca no mês Sep, 2009



02Você já brincou de corre-cotia, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, fazer barquinho de papel, cadê o anel?

O livro Vamos brincar?, das educadoras Emilia Cipriano e Silmara Rascalha Casadei, com ilustrações de Lisie De Lucca (Escrituras Editora - Coleção Escritinha - R$ 18,00), é um convite às crianças e um apelo aos adultos, para que todos juntos resgatemos as brincadeiras livres da infância e possibilitemos a oportunidade da interação, da alegre partilha e da imaginação. O livro é recomendado para crianças de 3 a 7 anos.

As autoras, profissionais da área da Educação há mais de vinte anos, destacam que o direito de a criança brincar é um pressuposto necessário à preservação da infância. As crianças não podem ser impedidas de conviver entre si, de se olhar frente a frente, de sonhar e inventar.

O lançamento será no próximo domingo, 4 de outubro, a partir das 15h, na Saraiva MegaStore do Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3103 - Piso Moema - São Paulo/SP). Haverá apresentação do Coral do Colégio Unidade Jardim (90 crianças).

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

(Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente).

013No próximo dia 06 de outubro, o Centro de Voluntariado de São Paulo, em parceria com a Fundação Educar, irá   promover uma oficina gratuita de contação de histórias.

As atividades serão realizadas em dois horários: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Para participar, basta ligar para o telefone: 3266-5477 ou por e-mail: orgsociais@voluntariado.org.br

011No dia 08 de outubro você tem um encontro marcado com a brincadeira. É o lançamento “Brincar é preciso”, de Marilena Flores Martins.

O lançamento do livro acontecerá na Livraria da Vila, a partir das 19:30 hs, onde você poderá participar de um bate papo com a autora e seu convidado Valdir Cimino, presidente da Associação “Viva e Deixe Viver”.

Logo após a conversa, Marilena irá autografar exemplares do livro.

Marilena é presidente da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direito do Brincar. As crianças presentes ouvirão as histórias do Fábio Lisboa.

A Livraria da Vila está localizada à Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena. Informações pelo telefones: (11) 3816-2121 e 3814-5811.

Fonte: Aliança pela Infância

A Associação Viva e Deixe Viver, em São Paulo, irá oferecer no dia 03 de outubro, das 10h às 13h, a oficina “Brincando com Histórias“.

A ideia é estimular o processo individual de criação e apresentação de histórias, em que cada contador de histórias possa se expressar. O curso convida a todos a brincar com as histórias, temperá-las, recriá-las, virá-las e revirá-las.

Quem irá ministrar a oficina será Fabiana Corrêa Prado, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, contadora de histórias e voluntária da Associação no hospital Guilherme Álvaro, em Santos (SP).

O valor do curso é de R$ 45,00. Informações no site: www.vivaedeixeviver.org.br/cch/cursos_09/cch_cursos24.php

Olá, pessoal.

Hoje vamos brincar de Esconde-Coisa.

É parecido com esconde-esconde, só que em vez de pessoas, as crianças têm de procurar um objeto escondido. Em alguns lugares, as crianças chamam esta brincadeira de Quente ou Frio. Brinca-se assim:

  • O grupo escolhe uma criança para ser a líder.
  • Todos devem fechar ou cobrir os olhos para que ela esconda o objeto.
  • Depois de escondido, a criança líder sai andando, dizendo “quente ou frio” conforme estiver mais perto ou mais longe do objeto escondido.
  • Quem descobrir, torna-se líder na rodada seguinte.

Pode-se brincar de forma inversa também. O grupo de crianças esconde objeto e vai dizendo “quente ou frio”, conforme a criança escolhida estiver mais perto ou mais distante do objeto escondido.

De um ou de outro jeito, a brincadeira é divertida!