Resultados da busca no mês Oct, 2009



07pula_cordaJá está no ar o site do Mapa do Brincar, projeto desenvolvido pelo suplemento infantil Folhinha do jornal Folha de S.Paulo com o objetivo de descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar das várias regiões do país.

O jornal recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, descrevendo as brincadeiras que fazem parte do seu dia-a-dia. Dessas, 550 foram selecionadas para compor o conteúdo do site, divididas por categoria (amarelinha, bola, palmas, corda, roda etc) ou por região. As brincadeiras estão descritas em textos, mas também há registros em desenhos, fotos, áudios e vídeos (na seção Galeria).

Embora o site já esteja no ar, ainda é possível enviar material sobre brincadeiras (ou variações) que não estejam no Mapa do Brincar para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.

Participe!

s-brincarA importância do brincar é o tema principal do programa Salto para o Futuro, da TV Escola, até o dia 16, sexta-feira. O programa irá apresentar a série “Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas”, com o objetivo de estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educacionais que destaquem a importância dos desafios e das brincadeiras na formação das crianças.

Durante a semana, o programa irá discutir temas como: Pensando na infância e o Direito de brincar; O brinquedo como objeto de cultura; Brincadeira ou atividade lúdica?; Jogos e brincadeiras no contexto escolar; e A formação lúdica do professor.

Todos os episódios serão exibidos às 19h, com reprises de terça a sexta-feira, às 8h e às 15h, e na segunda-feira, 19, no mesmo horário.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal (www.portal.mec.gov.br/tvescola) do Ministério da Educação. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Não perca!

amarelinhaHoje, até às 19h, acontece no Sesc Santo André a 3ª Jornada Nacional do Brincar e da Brinquedoteca.
O evento, que é organizado pela Universidade Metodista de São Paulo e pelo SESC SP, enfoca o direito da criança de brincar em diversos contextos, como em ambientes de lazer, junto à família, na escola, na rua e no hospital. Reúne trabalhos de todo o Brasil, que abrangem pesquisas, relatos de experiências e oficinas e, desta forma, cria condições de intercâmbio, atualização, divulgação e discussão dos estudos.
O Sesc fica na rua Tamarutaca, 302 -Santo André/SP. Informações: (11) 4469-1228.