Resultados da busca no mês May, 2011



82793250

Olá, amigos.

Vejam que bacana estas dicas da professora Adriana Friedmann para a a tradicional brincadeira de pega-pega (site Como Tudo Funciona - link) . Algumas variações, como o Pac-Man, são bem diferentes! As crianças devem adorar!

Lembre-se sempre: pega-pega é o tipo de brincadeira onde quer perde (aquele que é “pegado”), sempre ganha (vira o “pegador”).

Boa diversão!

Uma das mais antigas e tradicionais brincadeiras de criança, o pega-pega pode ser brincado em qualquer lugar. Existem muitas maneiras de brincar, mas as regras são simples: um corre, o outro tenta pegar. Rapidez e agilidade são alguns dos requisitos para se dar bem nesta brincadeira.

Quantos jogadores: pelo menos três.

Onde se brinca: Este é um jogo para se brincar ao ar livre. Os melhores lugares são quadras, galpões e ruas sem movimento.

Regras:
Uma criança será o pegador ou caçador, e as outras, os fugitivos. Os participantes combinam as regras no início, decidindo o que servirá de proteção contra o pegador (chamada de pique, que pode ser um local, uma posição ou uma ação), o que será considerado ser pego e qual é o castigo para quem for pego.

Algumas das formas de brincar: (more…)

Crianças brincado no mundo todo

A Semana ou Dia Mundial do Brincar  (Play Day) é comemorado em vários países do mundo. O Brasil aderiu à proposta da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) e o comemora no último sábado do mês de maio, ou em torno desta data, em função das necessidades dos organizadores nos diferentes pontos do País.

A ideia da manifestação festiva é reunir várias gerações ao ar livre, ao redor de tabuleiros, brinquedos e muitas brincadeiras.

————

Veja aqui (link) a programação da Semana Mundial do Brincar 2011 apoiada pelo movimento Aliança pela Infância em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).

E aqui (link) as ações apoiadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas em Porto Alegre (RS), Santo André (SP) e Araraquara (SP).

————

A Associação Francesa da Brinquedotecas - Association des Ludothèques Françaises - ALF há muitos anos estimula a comemoração. Tanto no seu site, como no site francês www.fetedujeu.org, temos acesso à documentação que organiza e incentiva a realização da festa. A iniciativa visa buscar o reconhecimento do brincar como:

  • atividade essencial para o desenvolvimento da criança;
  • instrumento de aprendizagem, de transmissão do saber e de educação para todos;
  • expressão cultural favorecedora de encontros interculturais e intergeracionais;
  • criador de vínculo social e de comunicação;
  • ocupação de lazer e fonte de prazer.

Ainda de acordo com o site da “Fête du Jeu” , o espírito desta jornada se apóia nos seguintes princípios:

  • Gratuidade: a participação na comemoração é gratuita para todos.
  • Brincar para todos: esta jornada permite reunir e proporcionar encontros de pessoas de idades e culturas diferentes.
  • Brincar em todas as suas formas: a comemoração promove o brincar em todas as suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais, jogos de vídeo e encoraja todas as iniciativas relacionadas ao brincar (exposição, conferências, debates).
  • Brincar em todos os lugares: nesta jornada busca-se promover a prática do brincar em espaços públicos e privados, nas instituições, na rua, no espaço familiar.

No site do Reino Unido www.playday.org.uk encontramos muitas propostas e os temas que nortearam as festividades do seu dia do brincar nos anos anteriores: “Nosso Lugar”, “Crie tempo”!”, ” Também nas nossas ruas”, entre outros. Neste ano a comemoração será em 03 de agosto e há muito que descobrir em uma visita ao site.

O site brasileiro www.brinquedoteca.org da Associação Brasileira de Brinquedotecas traz também informações sobre a comemoração no Brasil e material do informativo “Quem quer Brincar?” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em Araraquara- SP o Dia do Brincar foi instituído por lei municipal em 2009 e a cidade se prepara para a 3ª edição da festa, organizada em parceria com o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Contando com o apoio de empresas e entidades sociais, a festa acontecerá no dia 29 de maio, com diversas estações do brincar instaladas pelo parque. Veja em www.araraquara.sp.gov.br

O site da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) expõe sua visão e convida a todos para participar: a essência do “Dia do Brincar” é singela como as crianças, não há nesta comemoração a idéia de um grande evento ou uma série deles, nada que careça de sofisticação ou alto custo, ao contrário, a busca é daquilo que as crianças naturalmente fazem.

Nas palavras da ITLA, o DIA MUNDIAL DO BRINCAR “é um dia de total atenção ao outro, de uma geração para a outra, um dia em que crianças e adultos possam fazer o que tiverem vontade, um dia relaxante e com ênfase na interação humana. Não precisamos parar o mundo por um dia, brincaremos no nosso próprio lugar, na nossa casa, na nossa escola, na nossa praça. Certamente estamos descrevendo mais uma atitude que uma atividade. Um dia que seja divertido, mostrando adultos e crianças em situações interativas, promovendo seu saudável e feliz crescimento, através de atividades da sua escolha. Se todo mundo puder fazer isto no mesmo dia todos os anos, teremos então o DIA MUNDIAL DO BRINCAR”.

No hemisfério norte o clima começa a esquentar e o céu azul convida para o evento que toma conta das ruas, abre as portas das brinquedotecas e esparrama o brincar pelas cidades. Para nós, no hemisfério sul, o período anuncia o inverno e os dias, mais frescos, ainda estão ensolarados. Não é interessante imaginar que estamos todos brincando, no mesmo dia, debaixo do mesmo céu que embrulha o planeta?

Fonte: Associação Brasileira de Brinquedotecas (link)

Olá, amigos. Brincar é coisa séria.

A poesia abaixo fala da importância do brincar na vida das crianças. Chama-se “Apenas brincando”.

Vocês concordam com o autor?

Charles Blackman, 'Children Playing' (1974)

Apenas brincando

Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando,
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.

Quando estou pintando até os cotovelos,
Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.

Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.
Porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.
Eu posso ser um chefe algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.
Por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

Autor desconhecido

Fonte: site da Associação Brasileira de Brinquedotecas (link)