Helipark

O Projeto Decolar Helipark é uma ação de responsabilidade social da empresa Helipark, localizada em Carapicuíba (SP), desenvolvida em parceria com escolas públicas estaduais do município, entre 2005 e 2009. A iniciativa tinha por objetivo promover a cultura do brincar infantil em escolas públicas, estimulando a criação de espaços adequados ao brincar e a valorização dessa atividade como recurso para o desenvolvimento integral das crianças.

A primeira fase foi iniciada em 2005 e desenvolvida no âmbito do Programa Escola da Família, nos finais de semana, com a doação de materiais didáticos e equipamentos para a realização de diversos projetos nas escolas, além de patrocínio de cursos de formação para os educadores.

A partir de 2007, por sugestão das escolas, o projeto adotou como foco a promoção da cultura do brincar no ambiente escolar, ampliando sua atuação para o período letivo, durante a semana. Com isso, alunos do Ensino Médio passaram a atuar como Agentes do Brincar nas escolas selecionadas promovendo atividades dirigidas nos intervalos das turmas de 1ª a 4ª séries e, em parceria com o Programa Escola da Família, nos finais de semana.

Esta segunda fase, desenvolvida em 2007 e 2008, compreendeu também a doação de acervo para a organização de brinquedotecas nas escolas (brinquedeiros) e de jogos educativos para apoio à alfabetização (caixas de alfabetização).

Em 2008 e 2009, o projeto atuou em seis escolas e contou com a parceria técnica das organizações sociais Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Associação da Aldeia de Carapicuíba (OCA) para as atividades de formação. As escolas que participaram são:

  • EE Adalberto Mecca Sampaio
  • EE Cecília da Palma V Sardinha
  • EE Flora Stella
  • EE Paulo Idevar Ferraresi
  • EE Padre Antonio O. Godinho
  • EE Hadla Feres

Desde o início o projeto foi coordenado pela empresa de consultoria em responsabilidade social Olhar Cidadão, que atualmente mantém esse blog com sugestões de brincadeiras e material educativo para crianças.